quinta-feira, 3 de junho de 2010

Meu vício, mania!


No começo odiava, mas agora não vivo sem! (Inclusive queria agora, por isso a inspiração desse post) Sabe aquela coisa de ter tentado comer, mas o psicológico não deixava gostar? Pronto! Mas acho que meu psicológico resolveu aceitá-lo e agora não larga mais. Resolvi pesquisar algumas coisas sobre sushi e achei legal esses tipos... Pra você que não os conhece muito bem, leva essa listinha quando for ao restaurante! Bom Apetite!
Sushi
Termo que designa um prato japonês à base de arroz temperado com vinagre. Os recheios, coberturas e condimentos é que variam, assim como a maneira como são apresentados.
Makizushi
Com a ajuda de uma pequena esteira enrolável de bambu, uma folha de alga marinha (nori) envolve o arroz e o recheio, formando um pequeno cilindro.
Hosomaki
O cilindro é fino e pequeno e, geralmente, a folha de alga marinha apenas envolve um recheio.
Kappamaki
O recheio consiste apenas em pepino cortado às tirinhas, embrulhado em nori.
Tekkamaki
O recheio é de atum.
Temaki
O pedaço envolvido pela alga nori tem o formato de cone e os ingredientes são colocados até ao cimo deste. Normalmente é comido com a ajuda dos dedos.
Futomaki
O recheio é composto por vários tipos de peixe, raízes e folhas. Os cilindros são grandes.
Uramaki
Neste caso o recheio fica no centro e é coberto pela folha de alga marinha, colocando-se depois uma camada de arroz e cobrindo-se com outro ingrediente.
Inarizushi
Uma bolsinha confeccionada com tofu frito, uma omelete fina ou folhas de repolho e recheada com arroz de sushi e outros ingredientes.
aaah... não posso deixar de lembrar:
Hashi
Os pauzinho usados para comer as comidas orientais.

Nenhum comentário: